Histórica - Equipe bebedourense campeã da Zona da Paulista em 24 de junho de 1921. Entre os jogadores, Felício de Vito, Floriano Reda, Pedro Ratz, Farid e Pedro Pereira.

No início do século XX entre as várias transformações que ocorreram em Bebedouro sob o impulso da cafeicultura, ferrovias e vinda de inúmeros imigrantes, consta a introdução de uma nova modalidade esportiva: o foot ball, escrito em inglês, conforme sua origem.

Segundo os registros históricos disponíveis, a primeira associação voltada para a prática do futebol criada em Bebedouro, surgiu em 1906, com a denominação de Sport Club Operário, que inicialmente jogava em um campo localizado na atual rua Brandão Veras, no terreno onde depois seria construída a Santa Casa de Misericórdia. O fundador do time, Carlos Zúgaro, italiano de origem, convidou operários, carroceiros, alfaiates, carpinteiros, marceneiros, sapateiros, padeiros, comerciários, engraxates, pedreiros, serventes, trabalhadores rurais e outros. Com bolas vindas de São Paulo, os treinos se iniciaram sob a orientação do fundador que era, ao mesmo tempo, dono do campo, organizador do time e o primeiro técnico.

No ano seguinte, possivelmente incentivado pelo sucesso desse primeiro time, foi criada outra associação, denominada Athlético Club Sete de Setembro. Conforme registrado na imprensa local, “[…] um grupo de distinctos rapazes de nossa melhor sociedade, fundou nesta cidade uma associação para o desenvolvimento dos jogos physicos com especialidade do foot-ball”.

Seu campo era considerado pela imprensa como “magnífico e localizado em lugar aprazível”, localizando-se no largo da Cadeia, esquina da avenida Paulista, no local em que mais tarde seria construído o Grupo Escolar Abílio Manoel. Os jogadores deste time pertenciam às famílias mais influentes e embora a maioria fosse muito jovem, havia entre eles, jornalistas, professores e comerciantes.

Os primeiros jogos envolviam apenas os clubes locais, mas em junho de 1907 aconteceria a primeira partida intermunicipal, conforme noticiado pela imprensa: “realisa-se hoje extraordinário match de foot ball entre o Athlético Club 7 de Setembro e o Club Barretense”, tendo o time local vencido o visitante pelo placar de 4 a 2.

No ano seguinte, 1908, era anunciada a fundação de mais duas associações:  Club Athlético Paulistano e Foot Ball Club Internacional de Bebedouro.

Nesses primeiros anos, os clubes jogavam sempre aos domingos ou em datas comemorativas, geralmente no período da tarde. A maior parte dos jogos envolvia dois times de associados do próprio clube, com o objetivo de selecionar os melhores para jogarem contra os outros times locais ou os que surgiam em cidades da região, como Barretos, Jaboticabal e Monte Azul Paulista.

Marcava-se o horário da partida, e os jogadores deveriam comparecer uniformizados na casa do presidente do time e dali todos seguiam juntos para o campo, muitas vezes acompanhados por bandas, promovendo assim um pequeno desfile, o que certamente incentivava o comparecimento de um significativo público.

Conforme os terrenos dos primeiros campos tiveram outras destinações, um novo foi construído no final da atual rua Lucas Evangelista, todo cercado por tábuas de peroba e com uma arquibancada de madeira. Esse foi o principal campo até 1921, quando foi inaugurado o estádio da rua Valim.

No decorrer dos anos houve o surgimento de novos clubes e o aumento do número de partidas, mas o esporte continuou amador, não havia remuneração aos jogadores, eventualmente algum pequeno prêmio, às vezes uma festa, algum baile, alguma cerveja.

Desde seu surgimento o Foot Ball Club Internacional de Bebedouro se destacou em relação aos demais clubes existentes, incluindo em seus quadros muitos esportistas de maior experiência, que haviam participado dos outros times. Em julho de 1917, a imprensa local noticiava “[…] uma reunião de sportmens na casa de bilhares do sr. Miguel Paschoal para o fim de reorganizar o Foot Ball Club Internacional de Bebedouro, o qual, conforme ficou resolvido, passa a denominar-se Sport Club Internacional”.

O futebol tornava-se um esporte cada vez mais apreciado pela população quanto novas sociedades esportivas surgiram, o Club Athlético Americano, o São Paulo Goyaz Foot Ball Club, Esporte Clube Paulista e Democrata Foot Ball Club.

No início da década de 1920, o Sport Club Internacional passou a chamar-se Associação Atlética Internacional de Bebedouro, e finalmente, em 1923, obteve reconhecimento profissional, sendo filiado à Associação Paulista dos Esportes Atléticos.

Publicado na edição 10.683, sábado a terça-feira, 16 a 19 de julho de 2022.