O verdadeiro líder é inesquecível

0
101

Os políticos precisam relembrar qual é o verdadeiro papel do agente político.

Nesta edição, chamamos atenção para a leitura do Gente, em que é entrevistada uma das últimas testemunhas do desenvolvimento urbano de Bebedouro. Noêmia Caetano do Amaral conheceu a cidade na primeira metade do século XX e pôde assistir os primeiros investimentos para que o município tivesse este atual aspecto.
Com muita simplicidade, ela faz comparações entre diversos prefeitos, avaliados na forma com que cada um deles tratou os problemas da população. Apesar de elogiar a postura educada de alguns, aos 95 anos, não teve receio de dizer que outros não fizeram nada.
Por outro lado, o prefeito mais marcante para a memória da bebedourense é o médico Pedro Paschoal. Quando assumiu, sem receio de criar desafetos, mandou cobrar todos os inadimplentes. Nos dias atuais, se o prefeito determinar o cumprimento da lei será taxado de político sem consciência social e sem coração.
Porém, sem cobrança de dívidas, dificilmente existiriam recursos para asfaltamento de muitas ruas. A penúria dos cofres municipais era tão grande que o prefeito tinha que apelar para carroceiros ajudarem transportar material, usado na pavimentação das vias públicas.
Mesmo sendo rígido na cobrança das dívidas públicas, Pedro Paschoal conseguiu tornar-se deputado estadual por dois mandatos na Assembleia Legislativa.
Atualmente, muita gente quer fazer política sem desagradar ninguém, o que é tecnicamente impossível. Não há como empregar todo mundo que pede dinheiro e nem atender todas as reivindicações.
O melhor é escolher metas, estabelecer prioridades e desdobrar-se para que o plano seja cumprido. Com esta atitude foram construídas as bases do crescimento de Bebedouro.
O saudoso político, Mário Covas, ex-senador e governador de SP gostava de repetir uma frase “é melhor um não definitivo do que um sim que nunca acontece”. Ao que parece, atualmente, Bebedouro é governada por quem entendeu perfeitamente o significado desta frase.

Publicado na edição n° 9573, dos dias 20, 21 e 22 de julho de 2013.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorProgramação
Próximo artigoO Grande Desafio