‘Pantanal’ estreia cumprindo o que prometeu: encantamento, nostalgia e audiência

Marcos Pitta

0
63
Nostalgia e emoção – Estreia de ‘Pantanal’ causa comoção e cumpre o prometido. Na foto, os protagonistas da primeira fase, José Leôncio e Madeleine, interpretados por Renato Góes e Bruna Linzmeyer.

A estreia de ‘Pantanal’ aconteceu na Globo, na segunda-feira (28), cumprindo o que prometeu, apresentando ao público sensação de nostalgia, muito encantamento com paisagens exuberantes e audiência alta. O primeiro capítulo da trama criada por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por seu neto Bruno Luperi registrou 28 pontos na grande São Paulo, ainda abaixo da meta de 30, porém, com índices acima de todos os capítulos da antecessora ‘Um Lugar ao Sol’ que teve como recorde 25 pontos.

As redes sociais foram à loucura com a estreia, deixando a novela entre os assuntos mais comentados do Twitter. A atuação de Irandhir Santos foi motivo de grandes elogios, assim como Renato Góes, Henrique Diaz e Juliana Paes que brilharam nos primeiros capítulos da trama.

A direção artística, a cargo de Rogério Gomes, é de prender qualquer um na frente na televisão. Belíssimas paisagens do Pantanal enchem os olhos e até a calmaria e o som ambiente fazem jus à primeira versão da trama exibida pela extinta TV Manchete, na década de 90. Uma pena a Globo perder um diretor tão competente e cheio de nuances como Gomes. A partir de maio, Gustavo Fernandez, responsável por Órfãos da Terra, assume a direção da trama.

Outro ponto positivo de ‘Pantanal’ é a trilha sonora. Todas as músicas encaixam-se perfeitamente e a marca de Rogério Gomes, do instrumental, está presente com força nas primeiras sequências, dando a assinatura do diretor e não deixando forçado. Todo sonido casa-se perfeitamente com a cena em questão. O tema de abertura interpretado por Maria Bethânia também encanta e acalma o coração de quem assiste. A leveza da voz da artista é surpreendente.

Por enquanto, a estratégia da Globo em fortalecer a divulgação da novela tem surtido efeitos mais que positivos. A audiência segue se aproximando dos almejados 30 pontos e deixando a concorrência para trás, com folga. Resta saber se o ritmo nostálgico continuará, tendo em vista que algumas tramas foram modificadas e trazidas para a atualidade. Resta saber também, como o novo diretor irá conduzir a história, a partir de maio e se o público irá perceber diferença, tendo em vista que os dois possuem características diferentes de direção, embora as duas sejam significativas, basta entender que ambos conquistaram Emmy Internacional, de melhor telenovela.

8K – Para assinantes Globoplay, o primeiro capítulo de Pantanal está disponível em 8K, sendo a primeira telenovela a ter esta qualidade na gravação e na exibição. Para quem possui estrutura em casa para assistir com este tipo de qualidade, vale a pena. As imagens são impressionantes.

Publicado na edição 10.657, de sábado a terça-feira, de 2 a 5 de abril de 2022.