Rotary Club em Bebedouro: apontamentos históricos

José Pedro Toniosso

0
30
Rotarianos e convidados na inauguração do monumento aos fundadores do Rotary Club de Bebedouro, na Praça Monsenhor Aristides Silveira Leite, nas comemorações do jubileu de prata em 11 de junho de 1961. (Foto: acervo do autor)

O Rotary International caracteriza-se como um clube de serviço voltado a diversas causas humanitárias, tendo sido fundado pelo advogado Paul Harris, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 23 de fevereiro de 1905.

O primeiro Rotary no Brasil foi fundado na cidade do Rio de Janeiro, em 1923 e cerca de um ano depois era inaugurado em São Paulo. Nos anos seguintes, outros foram criados em cidades do interior paulista, incluindo os de Jaboticabal e Araraquara, que foram os padrinhos da unidade bebedourense.

O Rotary Club de Bebedouro vem a ser a 37ª unidade rotária fundada no Brasil, sendo que sua fundação decorreu da visita do norte-americano James H. Roth, enviado especial da organização rotariana de Chicago para coordenar os trabalhos no interior do estado.

A primeira visita ocorreu no início do ano de 1935, quando foram estabelecidos os primeiros contatos para verificação da viabilidade de uma unidade na localidade. No final do mesmo ano foi efetivada a criação, sendo realizada uma reunião preliminar em 15 de dezembro e na noite do dia seguinte ocorreu a sessão de fundação, nos salões do Nosso Club, atual Bebedouro Clube, que então se localizava no piso superior do Palacete Zaccarelli, onde posteriormente se instalou a Associação Comercial e Industrial.

A reunião festiva para oficialização ocorreu em 22 de dezembro de 1935, em um almoço realizado no Hotel Amadeu, com a presença do organizador da unidade, James H. Roth, e de delegações de diversas cidades paulistas.

A formação inicial contou com 21 sócios fundadores, sendo eles: Armando Jordão (diretor do Horto Florestal), Caetano Miglino (capitalista), Emilio Heyland (gerente da Empresa de Força e Luz), Francisco Borges da Cunha (agricultor), Francisco Oliva (funcionário da Cia. Paulista), George Alysius Nixon (professor do Ginásio Municipal), José Malhado Quinrino (funcionário da Cia. Paulista), José Romeu Ferraz (cafeicultor), Jose Veríssimo Filho (advogado criminalista), Levy Castex (diretor da empresa São Paulo – Goiás), Octávio Marques de Almeida (tabelião do Cartório de Registro de Imóveis), Orlando França de Carvalho (professor e diretor do Ginásio Municipal), Oscar Furquim Werneck de Almeida (engenheiro civil), Plínio Brito (médico clínico geral), Raul de Paiva Castro (professor do Grupo Escolar), Raul Ribeiro Florido (médico pediatra), Renato Nogueira de Azevedo (cafeicultor), Rubens Furquim (médico oftalmologista), Santos Xandó Araújo (gerente do Banco do Comércio e Indústria), Sebastião de Góes Conrado (diretor do Instituto Santa Terezinha), Vicente César (comerciante de secos e molhados).

A admissão da unidade de Bebedouro ao Rotary International ocorreu em 11 de janeiro de 1936 e o primeiro conselho diretor foi assim formado: Armando Jordão, presidente; Rubens Furquim, vice-presidente; Francisco Oliva, secretário; Caetano Miglino, tesoureiro; Raul Ribeiro Florido, diretor do protocolo; Emílio Heiland e Renato Nogueira de Azevedo, vogais.

Nos anos seguintes, o Clube consolidou sua presença e atuação junto à sociedade bebedourense e em 11 de junho de 1961 comemorou oficialmente o jubileu de prata de sua fundação, com a presença de autoridades e rotarianos locais, além de delegações de dezessete cidades. Na ocasião, foi desenvolvida uma extensa programação, incluindo sessão solene, almoço, baile e a instalação de um monumento em homenagem aos fundadores, localizado na Praça Monsenhor Aristides da Silveira Leite.

Quase cinquenta anos após sua fundação, finalmente o Rotary de Bebedouro conseguiu inaugurar a sede própria, no antigo prédio da Companhia Telefônica Brasileira, depois Telesp, na Praça Nove de Julho, n. 121, após desapropriação pela Prefeitura Municipal, no primeiro mandato do prefeito Hélio de Almeida Bastos, sendo parte das instalações cedida ao Clube em comodato.

Em 1993 foi fundado o Rotary Solidariedade, e em 1997 surgiu o Rotaract, os quais possibilitaram a ampliação das ações voltadas em prol da comunidade, na área da saúde, educação, cultura, social e outras. Entre as várias ações, destaque para a manutenção do Centro de Educação Infantil Lourenço Santin, voltada para a educação e cuidados de crianças moradoras do bairro Alto da Boa Vista e adjacências.

(Colaboração de José Pedro Toniosso, professor e historiador bebedourense www.bebedourohistoriaememoria.com.br).

Publicado na edição 10.808 de sábado a terça-feira, 9 a 12 de dezembro de 2023