Semana decisiva

0
1343

Essa semana será muito importante, para não dizer decisiva, para o futuro dos times paulistas na Taça Libertadores da América. E com exceção do Corinthians, que joga em sua Arena em Itaquera, tanto o São Paulo quanto o Palmeiras jogam fora de seus domínios nessa rodada.

O Tricolor terá a missão mais indigesta, pois fará uma longa viagem até a Venezuela para jogar contra o Trujillanos, com uma certa obrigação em vencer. Com apenas um ponto, precisa da vitória para manter a esperança de classificação para as oitavas, considerando que seus rivais diretos, The Strongest e River Plate, estão com 6 e 4 pontos respectivamente, e também se enfrentam nessa rodada.

E o Tricolor bem que poderia estar com 3 pontos, pois mereceu a vitória diante do River Plate, na quinta feira passada (10). Jogando melhor que os argentinos, o time do Morumbi só não saiu com a vitória por causa de uma jogada bizarra que resultou no gol do River Plate, quando o goleiro Denis saiu em uma cobrança de escanteio e esmurrou a bola que bateu na cabeça do próprio jogador do São Paulo, encobrindo o arqueiro. Esse talvez tenha sido o melhor jogo do Tricolor neste ano, apresentação que não conseguiu repetir diante do Palmeiras, no último domingo pelo Paulistão, ao perder por 2×0.

Já o Palmeiras, que venceu o clássico paulista, irá embalado para jogar contra o Nacional, do Uruguai, na quinta feira (17), em Montevidéu. Com 4 pontos, um a menos que o líder Nacional, esse será um jogo para decidir a liderança do grupo e, consequentemente, trazer uma maior tranquilidade, considerando que o resultado favorável praticamente garante o vencedor da próxima fase. O destaque fica por conta da presença do técnico Cuca no banco de reservas, contratado após a demissão de Marcelo Oliveira na semana passada, logo após a derrota por 2×1 para o próprio Nacional do Uruguai, em jogo no Allianz Parque. Como é de praxe, sempre que existe mudança no comando técnico das equipes, parece que os jogadores se desdobram em campo para mostrar serviço ao novo chefe e garantir, ou conquistar, seu espaço no time. Vamos ver se isso irá ocorrer com o Verdão.

Por fim o Corinthians, que jogando em casa vai em busca da revanche contra o Cerro Porteño, time que na semana passada venceu o Timão por 3×2 no Paraguai, somando 7 pontos, passando os paulistas na tabela de classificação. Além de ter vencido, os paraguaios também conseguiram desfalcar os brasileiros, considerando que o atacante André e o meia Rodriguinho foram expulsos naquela oportunidade. E depois da vitória em cima do Botafogo de Ribeirão no último domingo (13), mesmo com um time misto, o Corinthians busca agora retomar ponto da tabela e, caso consiga esse triunfo sobre os paraguaios na quarta feira (16), dará um grande passo rumo à classificação para as oitavas de final. Essa semana será decisiva, para todos.

 

Publicado na edição nº 9961, de 15 e 16 de março de 2016.