Tarde demais

0
471

Neste último final de semana ocorreram manifestações e protestos, em várias partes do Brasil, contra a realização da Copa do Mundo. Tarde demais.
Particularmente sou a favor da realização da Copa do Mundo. E seria muito melhor se nosso país fosse sério, competente, justo e não corrupto. Sei que existem muitas coisas a serem melhoradas no Brasil, como educação, saúde, emprego, moradia, saneamento básico, enfim, quase tudo. Mas também tenho a convicção que, mesmo se não fosse realizada a Copa do Mundo aqui, o dinheiro investido para viabilizar o evento não seria necessariamente voltado para essas nossas reais necessidades.
O Brasil investiu bilhões na construção dos estádios, mas quem garante que esses mesmos bilhões seriam investidos em saúde e educação se não fossem aplicados nas arenas? Creio, até, que boa parte desse dinheiro iria fazer parte de mensalões se não tivesse sua utilização forçada para a realização do evento boleiro.
Agora é tarde para fazer protestos. As arenas estão quase todas prontas, o calendário e as tabelas dos grupos da Copa já estão mais que definidos e quase todas as seleções que irão participar já reservaram as cidades para servirem de quartéis generais para as equipes.
Esses protestos, creio, teriam muito mais força se tivessem sido realizados, anos atrás, quando da escolha do Brasil para país sede da Copa do Mundo, e não agora, a apenas cinco meses do início da competição. Na verdade, essas manifestações só irão gerar violência e pancadaria, ferindo gente inocente e servindo somente para tumultuar o ambiente, considerando a total falta de preparo de nossa polícia para atuar em grandes manifestações.
Não bastasse, infelizmente, no meio de manifestações verdadeiras e sadias, sempre existem bandos de baderneiros e saqueadores que se aproveitam de movimentos populares para pilhar e depredar estabelecimentos, sem qualquer finalidade voltada para a essência do protesto, mas tão somente valendo-se das passeatas para cometerem crimes e delitos dos mais variados portes. E esses vagabundos, invariavelmente, estão sempre com os rostos cobertos por máscaras que lhe asseguram a total falta de identificação.
Repito, por fim, que sou a favor da realização da Copa em nosso país. É um evento grandioso, mundial, que atrai milhares de pessoas e que expõe o Brasil aos olhos do mundo. Infelizmente, também sei que é realidade, necessitamos de muitas melhorias para uma qualidade de vida digna aos brasileiros, mas isso deve ser corrigido na origem de tudo, que é a educação, tanto do povo quanto dos políticos e governantes.

Publicado na edição nº 9651, dos dias 28 e 29 de janeiro de 2014.