Uma nova era para o envelhecimento

Bianca Ferreira

0
98

Como chegar aos 80 e até aos 90 anos com vigor e independência? Como trilhar o caminho da longevidade com qualidade e autonomia? Como passar por esse processo contínuo, inevitável e tão particular de maneira leve e com segurança? Surgem inúmeras perguntas ao longo da vida e a gerontologia é a especialidade que pode esclarecer a maioria das dúvidas de maduros e seus familiares.

O nome, a princípio, pode gerar uma estranheza, entretanto o conhecimento dos profissionais de gerontologia contribui para que mais pessoas tenham uma vida mais longeva, com autonomia e independência. Celebrado em 24 de março, o Gerontólogo ajuda a desmistificar o envelhecimento, pois como gestor deste processo, o profissional possui o conhecimento para entender, criar, planejar e desenvolver ações de promoção e de prevenção da saúde a partir de um olhar biopsicossocial. E esse olhar se faz cada vez mais necessário em função de uma população com idade superior a 60 anos cada vez mais protagonista.

Para o público maduro, que até 2050 irá representar um quinto da população mundial, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), contar com o olhar estratégico da gerontologia atuando em conjunto com as diversas especialidades para a prevenção de doença e promoção de saúde, a partir da identificação da real necessidade de cada indivíduo, é um grande benefício. A atenção às relações sociais, com estratégias para interagir mais seja com amigos ou com familiares, bem como o olhar atento para criar oportunidades para que maduros possam aprender algo novo com mais alegria de viver também são parte do entendimento holístico que a gerontologia oferece à parcela da população que mais cresce em todo o planeta.

Embora não seja tão conhecida por ser uma profissão relativamente recente, a Gerontologia já desponta como diferencial para a sociedade. Plataformas inovadoras, como a Bem te quero 60+, que nasceu para ser um porto seguro para os maduros e para profissionais e serviços especializados em longevidade tanto na área da saúde como também nas áreas de lazer, entretenimento, transporte e desenvolvimento pessoal, entre outras possibilidades. A plataforma disponibiliza uma gerontóloga para auxiliar os maduros e seus familiares a encontrarem as melhores estratégias e soluções para uma longevidade ativa, bem como para que possam aproveitar ao máximo as funcionalidades e agendamentos de serviços, além de manter uma conexão constante com os clientes, permitindo a evolução contínua do indivíduo.

Contar com esse porto seguro para auxiliar e acolher o público maduro e seus familiares, a partir de um olhar diferenciado e humanizado, se torna um alento às pessoas 60+ e sua rede de apoio para viverem da melhor forma os desafios do envelhecimento.

(Colaboração de Bianca Ferreira, gerontóloga da Bem te quero 60+).

Publicado na edição 10.658, de quarta, quinta e sexta-feira, de 6,7 e 8 de abril de 2022.