O Palmeiras caminha a passos largos para seu retorno, mais do que merecido, para a série A do Campeonato Brasileiro. Vem fazendo uma grande campanha, é líder isolado, vive uma boa fase, mas mesmo assim boatos sempre aparecem para desestabilizar bons ambientes. O boato da vez é que Vanderlei Luxemburgo será o técnico do Verdão no ano que vem, quando então o time voltará à elite do futebol nacional. O atual técnico, Gilson Kleina, que vem roendo o osso, disse não estar preocupado com isso.
Tenho para mim que não fará o menor sentido se isso for verdade, com a demissão de Kleina para a contratação de Luxemburgo. É incontestável que a série B é uma pedreira, tão ou mais difícil quanto a série A, e o atual trabalho técnico que está sendo feito no Palmeiras comportaria facilmente a pressão da elite do futebol, não precisando socorrer-se de técnico medalhão para isso. Ademais, com todo respeito ao Luxemburgo, ele parece-me desatualizado, com as mesmas atitudes, e que não está conseguindo mais os resultados expressivos de outrora.
Não há que se falar em demissão de Gilson Kleina, de forma alguma, principalmente porque ele fará o Palmeiras voltar para a série A. Contudo, sendo inevitável eventual e injusta demissão, Luxemburgo não será um bom nome, pelo seu alto custo operacional e por suas vaidades. Conversando com um amigo palmeirense, ele me disse que gostaria muito de ver Dorival Junior no comando do Verdão! Esse sim seria um nome interessante para ocupar o importante cargo de comandante do alviverde, principalmente porque o Vasco, atual time de Dorival, caminha nos mesmos passos largos que o Palmeiras, mas ao contrário, rumo a série B.
Com a volta do Verdão para a série A, certamente a diretoria fará um esforço para trazer ao menos mais quatro jogadores experientes, formando assim um time competitivo e com chances de lutar por títulos, considerando que no atual elenco existem bons jogadores que serão utilizados em 2014.
E esse é mais um bom motivo para não trazer Luxemburgo. Com o dinheiro que certamente ele irá pedir, o Palmeiras poderá contratar mais de dois jogadores de nível alto, o que irá ajudar muito mais o time do que simplesmente trocar o treinador.
Internacional de Bebedouro
A derrota para o Assisense não pode desanimar o time da Internacional, que tem tudo para ficar entre os quatro times que disputarão a série A-3 do Paulista no ano que vem. Ainda faltam mais cinco jogos no total, três em casa, e se o Lobo Vermelho conseguir as vitórias em solo bebedourense, as chances de classificação serão boas desde que, ao menos, empate fora de casa.
Publicado na edição nº 9601, dos dias 24 e 25 de setembro de 2013.