Valorizem os artistas brasileiros

Marcos Pitta

0
21
Grande perda - Tarcísio Meira perdeu a luta contra a Covid-19, na quinta-feira (12). Deixará saudades. (Reprodução/Internet)

A teledramaturgia brasileira perdeu na última semana, dois grandes atores. E o Brasil perde mais um pedaço da sua cultura. A arte deixa de contar com dois dos maiores atores brasileiros.

Mas, tanto um, quanto o outro deixaram um legado. Atuações únicas, papéis inesquecíveis e trabalhos memoráveis para todos os fãs.

Paulo José morreu na quarta-feira (11), com pneumonia. O ator participou de mais de 40 trabalhos na televisão, entre séries e novelas. Seu último papel foi em ‘Em Família’, escrita por Manoel Carlos, em 2014.

Tarcísio Meira faleceu vítima da Covid-19, na quinta-feira (12), após passar seis dias internado. Seu último trabalho na televisão foi em ‘Orgulho e Paixão’, novela das 18h, exibida em 2018.

No Globoplay, recentemente, a novela ‘Roda de Fogo’ entrou no catálogo e traz o ator em um de seus mais marcantes personagens da televisão. Ainda no streaming, Meira pode ser visto em ‘A Favorita’, trama de 2008, onde atuou ao lado da esposa, Glória Menezes.

Com certeza vão deixar saudades e a partida desses dois grandes astros da classe artística reforça que precisamos valorizar, cada vez mais, os veteranos. Assistam seus filmes, vejam suas novelas, suas séries, suas peças de teatro. Acompanhem suas entrevistas, eles têm muito a nos ensinar.

Recentemente, perdemos Nicette Bruno e é possível ver a atriz no ar na reprise de ‘Ti-ti-ti’ e também em ‘Pega-Pega’. Mas, foi em ‘A Vida da Gente’ recém-terminada na faixa das 18h, que Nicette fez história e marcou como a avó Iná, que tanto aconselhava suas netas. Mais uma na lista da saudade.

Paulo Gustavo não entra na lista dos veteranos, mas se encaixa perfeitamente na relação de nomes de artistas que nos deixaram e que ainda tinham muito a contribuir para a dramaturgia. Paulo também foi vítima da Covid-19, assim como Nicette e Tarcísio.

Não podemos esperar os grandes artistas partirem para valorizar seus trabalhos e comentar sobre eles. O Globoplay dedicou uma categoria só com produções que contaram com Paulo José. O mesmo para Tarcísio Meira. Nicette Bruno também está lá, em várias obras. Assistam.

Também na plataforma de streaming da Globo há documentários incríveis feitos pelo Canal Viva como: “Damas da TV”, “Grandes Atores” e também o “Ofício em Cena”, da GloboNews. Nestes programas é possível visualizar entrevistas onde estas grandes personalidades nos ensinam muito.

Ainda temos Laura Cardoso, Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Ary Fontoura, Susana Vieira, Glória Menezes, Lima Duarte, Betty Faria, Renatah Sorrah, Marieta Severo e tantos outros grandes astros que têm trabalhos incríveis que merecem ser vistos.

Apreciem os artistas brasileiros enquanto eles ainda estão aqui conosco. E quando eles se forem, o que faz parte da vida, eternizem-nos.

Publicado na edição 10.601, de 14 a 17 de agosto de 2021