15 anos, uma coluna debutante

0
473

Embora a palavra debutante possa endereçar a ideia de estréia ou iniciação, aqui ela remete a outros significados, como a maioridade, a experiência e porque não dizer, a longevidade. Seguindo os desígnios fomentados pelos criadores da nossa querida Gazeta de Bebedouro lá pelos idos da década de 1920 e mantidos assídua e inteligentemente pela atual gestão, a ideia de perenidade sempre esteve presente nos rápidos e simplórios temas discutidos aqui nesta coluna, os quais têm tentado levar e estimular o prezado leitor a refletir sobre as questões que costumam nortear a humanidade.
São quinze anos de presença consecutiva nas ágeis páginas da Gazeta. Mais do que uma alegria, uma verdadeira honra poder participar da história que o jornal vem contando sobre a nossa cidade há quase 100 anos.

A busca pela verdade

Muitos de nós devem estar chocados com a avalanche de patifarias que as operações desenvolvidas e encaminhadas pela justiça brasileira tem apesentado. Sem entrar no mérito da questão, tínhamos ideia de que muito dinheiro do cidadão era desviado para os bolsos de políticos corruptos, sem a mínima noção de ética, a qual deveria nortear as relações sociais e humanas. Mas, diante dos números explicitados por tais operações, nossa noção inicial de desvio foi abruptamente solapada.
Se imaginávamos um roubo na casa dos milhões de dólares, ficamos cientes de que a realidade gira em torno dos bilhões, e quem sabe, dos trilhões. Se acreditávamos que meia dúzia de congressistas afanava o dinheiro público, hoje sabemos que grande parte dos poderes executivo e legislativo (ainda não temos notícias sobre o judiciário) participava da farra.
Pode parecer heresia ou despropositado ao leitor, mas ter essa noção de realidade política é uma benção para nós cidadãos. Por mais dura que possa ser, a verdade é e sempre será uma luz contra a ignorância que teima em nos tomar a liberdade, em nos imputar medos e mitos e a nos endereçar para uma vida autômata, sem direitos e vontades, chegando quase ao nível animalesco.
Em se tratando de ciência, a busca pela verdade também é uma grande prioridade. Talvez a principal. E como não poderia deixar de ser, os desafios que se interpõem no caminho dessa busca são enormes. Precisamos de muitos séculos para entender que a Terra não era o centro do universo. Precisamos de mais um tempão para acreditar e aceitar essa verdade, a base de muito sofrimento e dor. Precisamos de muito tempo também, para entender e aceitar que nós não passamos de uma minúscula poeira no universo. Aliás, para o cosmo, nós e nossas ações são insignificantes.
Mas, apesar dos tropeços e do nosso espanto, conhecemos um pouco mais, dia após dia, o mundo em que vivemos, embora esse conhecimento talvez não seja muito bem utilizado em favor da natureza e do planeta. Cada vez mais a obscuridade da ignorância tem ficado para trás, tem virado aspectos meramente históricos. E não podemos parar!

Uma pequena contribuição

A coluna Ciência e Tecnologias, que hoje está completando 15 anos de idade, tem tentado de modo singelo, contribuir para que as luzes da verdade científica cheguem ao nosso alcance. Claro que com o advento da Internet, do Google e de outros aparatos tecnológicos, o leitor se vê muito bem informado e em tempo real. Mas, nossa proposta inicial não era exatamente trazer ao leitor uma informação de fácil e rápido consumo, como ocorre com a maioria dos meios de comunicação, mas sim, instigá-lo a refletir profundamente sobre os fatos científicos e seu impacto na sociedade.
Nós continuamos firmemente com esse propósito e vamos compartilhar com você, nosso querido leitor, todas as verdades e todo o conhecimento que o mundo científico nos disponibilizar. Esse é e sempre será o nosso desafio, porque você merece!
Deixo aqui os meus agradecimentos à equipe da Gazeta de Bebedouro, a qual tive o prazer de um recente reencontro, à querida Sarah, diretora de redação, e a companhia de todos vocês que por esses 15 anos têm nos acompanhado nesse caminho de descobertas e reflexões.
Excelente 2017 a todos!

Publicado na edição nº 10095, de 18, 19 e 20 de fevereiro de 2017.