As pessoas que lideraram o ‘Movimento Raul Furquim Sem Fim’ têm muito a ensinar para a classe política.
Até dois meses, ninguém tinha ouvido falar do dentista Camilo Souza Cruz, do cabelereiro José Otávio Pimenta Filho, e do casal Patrícia e Marcos Buchetti. Eram pessoas comuns com nenhum envolvimento político, preocupadas em administrar suas vidas. Mas quando se viram diante de um problema que afetava a comunidade aonde moram, resolveram arregaçar as mangas.
Com dois meses, eles conseguiram mobilizar em nome dos moradores da Zona Norte, entidades representativas e toda a classe politica da cidade. Não vamos esquecer que a campanha eleitoral de Bebedouro foi a mais suja de todos os tempos e ninguém poderia sonhar que em poucos meses, todos estariam lado a lado para mudar os traçados da duplicação da Rodovia Armando de Salles Oliveira.
Nos bastidores, as conversas com a direção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) eram desanimadoras. Os técnicos se recusavam a rever o projeto, porque tinham dado prazo para a Prefeitura de Bebedouro apresentar sugestões, o que de fato não aconteceu.
Mas na semana passada, quando viu o tamanho da mobilização que conseguiu o ‘Movimento’, a equipe da superintendência do DER viu razões mais do que suficientes para refazer a obra e atender os interesses da comunidade.
No final da história, o comportamento do quarteto formado por Camilo, José Otávio, Marco e Patrícia continua exemplar. Todos fizeram questão de elogiar cada uma das pessoas que ajudaram na luta. Desde a dona de casa que pegou um dos abaixo-assinados até o atual prefeito e o prefeito eleito, receberam agradecimentos de uma forma que cada um sentiu-se responsável pela vitória.
Ao novo prefeito, Fernando Galvão (DEM) fica uma dica: aproveitar cada vez mais a participação popular. Há muitos Camilos, Patrícias, Marcos e Josés espalhados pela cidade, cheios de sugestões para melhorar a Saúde, Educação, Desenvolvimento. E na maioria das vezes, estas pessoas não querem nada em troca.
(Colaboração de Marco Antônio dos Santos, jornalista).
Publicado na edição n° 9479, dos dias 27 e 28 de novembro de 2012.