Fim dos pontos corridos?

0
419

Certamente muitas pessoas sentem falta do bom e velho sistema de mata-mata, antigamente utilizado para definição do campeão brasileiro. Desde 2003, com a implantação dos pontos corridos, menos da metade das edições foram realmente emocionantes até o final, considerando que em boa parte delas o campeão já despontava com várias rodadas de antecedência.
Esse ano, por exemplo, o campeonato está mais interessante para ver quem vai cair do que para descobrir o campeão, pois sem dúvidas o Cruzeiro já levou a taça.
Sou defensor dos pontos corridos, principalmente pelo fator justiça. Mas será que realmente o fator justiça é o que mais importa? Estive discutindo com um amigo nesse último final de semana sobre os campeonatos anteriores a 2003, e estou quase chegando a conclusão que seria mais interessante a volta dos mata-mata, pois essa é a cultura no Brasil, ainda mais se levarmos em conta o calendário maluco imposto aos clubes pela CBF, que a cada três/quatro dias tem jogos muitas vezes decisivos e acabam castigando os atletas, desfalcando as equipes em partidas que realmente seriam importantes.
Fosse no sistema antigo, esse campeonato ainda daria muitas emoções a todos os torcedores. Corinthians e São Paulo, que lutam contra o rebaixamento, ainda teriam condições de terminar em oitavo lugar, e desse modo entrar na disputa das quartas de final. Assim foi com o Santos em 2002, na última edição do campeonato brasileiro no sistema mata-mata. Naquele ano, o Peixe terminou em oitavo lugar, e desbancou, nas quartas, um forte e embalado São Paulo, vencendo a finalíssima contra o Corinthians em um Morumbi lotado. Estive naquele jogo, e mesmo vendo o meu time perder, fiquei por demais feliz com a emoção envolvida naquela partida, além de ter tido a oportunidade de ver um Santos avassalador com Robinho, Diego, Elano e Cia.
No sistema antigo, todos os jogos das quartas de finais em diante eram extremamente emocionantes, sem exceção!! E o mais comovente era ver um time considerado como zebra jogar de igual para igual com uma potência, e mais, ver essa zebra vencer e agigantar-se nos jogos seguintes.
Claro, volto a dizer, nos pontos corridos faz-se justiça com o time mais regular, burocrático, etc, mas será que é isso mesmo que nós, amantes do futebol, queremos ver? Estou começando a ficar em dúvida com relação a isso, principalmente considerando o baixo nível técnico do campeonato desse ano.
É um tema para se pensar.

Publicado na edição nº 9613, dos dias 22 e 23 de outubro de 2013.