A história do casal que deveria guiar o comportamento das famílias.
“José, tua noiva está grávida, você não é o pai, mas terá de dar o maior apoio a ela”. Em resumo bem simples, foi o que o anjo Gabriel disse a José, anunciando a concepção de Jesus. Além de um dos mistérios de fé da religião católica, este trecho bíblico revela o caráter de um homem de coragem.
Com moral muito rígida, entre os judeus, a posição da mulher sempre foi considerada subordinada ao homem, pai, irmão mais velho e esposo. É o mesmo padrão seguido atualmente por cléricos mulçumanos, principalmente no Paquistão e Afeganistão, onde a mulher, suspeita de adultério é sumariamente morta em praça pública.
Numa civilização, há milhares de anos, onde a virgindade feminina era exigida mais do que o caráter, a postura de José em acreditar no testemunho de Maria, demonstra ser ele um homem com mente avançada para a época.
Passados 2.013 do exemplo de José, muitas vezes considerada peça decorativa no presépio, deveria guiar os homens de nossos tempos. Meninos que engravidam namoradas, mas não assumem. Ou, quando o fazem, não pagam pensão, e se cumprem com esta obrigação, acham-se desobrigados a exercer o papel de pai na vida da criança.
No Natal, além do nascimento de Jesus, deveríamos parabenizar os pais adotivos, ou como chamavam popularmente, os pais de criação. Homens que junto com as esposas resolvem adotar uma criança, ou aqueles que casam com mães solteiras, separadas ou divorciadas. Eles são a perfeita tradução da frase “pai é quem cria”.
Maria é a mulher de hoje em dia que sozinha cuida de si e do lar. Mulheres fortes que, sem discursar, transmitem aos filhos noções de ética e honestidade. Seja a mãe de Jesus ou as gestantes de hoje em dia, todas cientes de que carregam no ventre alguém que pode mudar a vida delas e do mundo.
Não é a toa que este casal, José e Maria, receberam a visita dos três reis para presentear o bebê. Naquele tempo e agora, é difícil encontrar pessoas de tanta coragem.
Publicado na edição nº 9639, dos dias 24 a 27 de dezembro de 2013.