Mundial de Clubes Fifa 2013

0
592

Em dezembro, terá início o Mundial de Clubes da Fifa, no Marrocos, e o Atlético Mineiro será o representante da Conmebol por ter vencido a Taça Libertadores da América neste ano, e os sete clubes que disputam o título mundial estão definidos. O Galo já conhece todos os postulantes ao cobiçado torneio da Fifa.
Recentemente, foi conhecido o campeão da Liga dos Campeões da África. O Al-Ahly, do Egito, bateu o Orlando Pirates, da África do Sul, por 2 a 0. Os outros concorrentes são: Bayern de Munique (campeão europeu), Guangzhou (campeão asiático), Monterrey (campeão da América do Norte), Auckland City (campeão da Oceania) e Raja Casablanca (campeão do país sede).
Campeão da Libertadores após bater o Olímpia, do Paraguai, em emocionante final, o Galo tem usado o Campeonato Brasileiro como preparação para o Mundial. No momento, os principais desafios alvinegros estão fora de campo: recuperar Ronaldinho Gaúcho (lesionado na coxa esquerda) e inscrever Fernandinho, Dátolo e Emerson.
O Atlético estreia no Mundial de Clubes no dia 18 de dezembro, em Marrakesh, contra Monterrey (México) ou o vencedor do confronto Raja Casablanca (Marrocos) e Auckland City (Nova Zelândia).
Na outra chave, o Bayern aguarda o vencedor de Guangzhou, de Conca e Muriqui, contra o Al-Ahly.
Não será uma tarefa fácil para o Atlético Mineiro. Confirmando os favoritismos, devemos ter uma final entre Galo e Bayern de Munique, na minha opinião o melhor time da atualidade ao lado de Real Madrid e Barcelona, e que conta com os craques Robben, Mario Gomes, Thomas Müller e os brasileiros Dante e Rafinha.
O Bayern de Munique, conhecido também por Die Bayern, Die Roten e FC Hollywood, é o clube mais famoso, de maior torcida e o mais bem-sucedido de toda Alemanha. Tem uma torcida constituída por quase cem mil membros associados e organizados, e teve uma média de 69.000 espectadores por partida na última temporada da Bundesliga, como é conhecido o Campeonato Alemão.
É o time com o maior número de conquistas da Bundesliga (23) e da Copa da Alemanha (16). Fundado em 1900, com o nome de “Schwabinger Bayern”, teve seu nome modificado alguns anos depois para a atual designação. É um dos três únicos times a ganhar as três principais competições da Europa. Dentre os títulos, se destacam as duas conquistas na Copa Intercontinental, atual torneio Mundial da Fifa (1976 e 2001), cinco conquistas na Liga dos Campeões da Uefa (1973/74, 1974/75, 1975/76, 2000/01 e 2012/13), uma conquista na Liga Europa da Uefa (1995/96) e uma conquista na Recopa Europeia (1966/67).

Publicado na edição nº 9624, dos dias 19 e 20 de novembro de 2013.