Viva Zumbi e o nosso Nilton Santos!

0
431

Assessor de imprensa da Câmara fez sozinho uma das melhores provas da região.

Nesta quarta-feira, 20 de novembro, celebraremos o Dia da Consciência Negra, em memória do líder negro Zumbi dos Palmares, assassinado em 1695. Símbolo de resistência, cujo exemplo boa parte da população negra ainda não entendeu.
A comunidade Quilombo dos Palmares surgiu no Brasil Colônia para demonstrar que os negros poderiam se virar sozinhos para organizarem-se e sobreviverem.
Esta determinação podemos ver no jornalista Nilton Santos, assessor da Câmara de Vereadores. Pela primeira vez, atletas de elite do País vieram a Bebedouro. Nomes como Maria Zeferina Baldaia e Giovani dos Santos percorreram os 10 km da prova, realizada no feriado da Proclamação da República.
Foi bonito ver como Niltinho envolveu toda a família voluntariamente na organização. Desde parentes, amigos e até a filha, que ajudava segurando a faixa na linha de chegada. As falhas da prova, que não ocorreram por culpa dele, poderão ser corrigidas em 2014.
O exemplo de luta de Zumbi deve ser seguido desta maneira: sem discursos cansativos e repetitivos, trocados por atitudes que provem que nenhum negro precisa ser ajudado eternamente, ajudado por programas sociais, e tem capacidade para ser protagonista.
O racismo se combate com denúncia e luta, mas também com postura. De nada adianta reunir muita gente para palestras e reuniões se isto não se reverter em ações. Quem entendeu bem isso foi Niltinho, que colocou a cidade no mapa nacional das provas de atletismo.

Publicado na edição nº 9624, dos dias 19 e 20 de novembro de 2013.