O melhor dos medianos

0
348

O Cruzeiro praticamente assegurou o título de campeão brasileiro de 2013 ao vencer o Santos na Vila Belmiro, neste último domingo (3). Isso todos acompanhamos, e não foi surpresa para ninguém. De outro lado, também não foi surpresa a queda de rendimento de Botafogo e Grêmio, os dois mais cotados para tentar tirar o título da Raposa.
Nas últimas competições nacionais, o Botafogo, na hora mais importante, tem negado fogo, com o perdão da cacofonia. Isto está virando até motivo de chacotas com o clube da estrela solitária. Cavalo paraguaio, por exemplo, é umas das formas a que estão se dirigindo ao Botafogo, e a vaga na Libertadores, ao menos, é obrigação para o alvinegro de General Severiano.
Já o Grêmio, mais um outrora postulante ao título, parece ter focado suas forças na Copa do Brasil, competição em que está na semi final contra o surpreendente Atlético-PR. O rendimento da equipe gaúcha no campeonato brasileiro caiu, assim como sua posição na tabela, mas mesmo assim está quase garantida sua vaga para a Libertadores em 2014.
Tenho minhas dúvidas com relação a Renato Gaúcho, técnico do tricolor de Porto Alegre. Renato foi um bom jogador, mas sua arrogância o acompanha desde à época em que atuava dentro das quatro linhas. Agora, como técnico, entendo que essa postura às vezes pode ser prejudicial até mesmo para o time, que acompanhando o jeito de seu comandante, pode tropeçar em seu próprio excesso de confiança.
E a surpresa boa fica por conta das ótimas campanhas de Goiás e Atlético Paranaense. Enquanto os goianos estão em quinto lugar, esperando uma vaguinha da Libertadores cair em seu colo, a equipe do Paraná, dirigida pelo jovem e bom técnico Wagner Mancini, alcançou o segundo lugar ao vencer o Internacional de Porto Alegre, e praticamente também selou seu passaporte para a disputa da Taça Libertadores em 2014.
E voltando ao assunto Copa do Brasil, arrisco dizer que o Flamengo será campeão, em uma final rubro negra com o Atlético-PR. Será muito bonito ver o Maracanã lotado, com bandeiras ao vento e cantos ecoando pelo histórico estádio, trazendo na memória as belíssimas imagens transmitidas pelo Canal 100, seguida do não menos histórico jargão “que bonito é…”.
Na hipótese de conquista do título da Copa do Brasil pelo Flamengo, único entre os semi finalistas que não estão entre os quatro no campeonato brasileiro, então não haverá a abertura de uma vaga para a Libertadores para o quinto colocado na tabela, a menos que esse time seja o Atlético Mineiro, atual campeão do torneio continental e que já está com sua vaga assegurada.

Publicado na edição nº 9619, dos dias 5 e 6 de novembro de 2013.