No final do século XIX, a então Cia. Paulista de Vias Férreas e Fluviais deu continuidade ao projeto de expansão dos trilhos rumo ao interior do estado e, em 1893, inaugurou a ferrovia em Jaboticabal, onde a ponta da linha ficou parada por vários anos.
Naquela década, Bebedouro já havia conquistado a criação do distrito de paz, em 1892, e a emancipação como município, em 1894; enquanto a criação da comarca, ocorreria em 1896. Ao mesmo tempo, o núcleo urbano passava por significativo crescimento e a cultura cafeeira despontava como a principal atividade agrícola.
Desta forma, em 1895, o vereador Francisco Pedro de Carvalho propôs que a Câmara Municipal oficializasse à Cia. Paulista uma solicitação de prolongamento dos trilhos da estrada de ferro de Jaboticabal até a Vila de Bebedouro. Com o empenho de lideranças locais e estaduais, o pedido foi acolhido e no ano seguinte foi iniciado o orçamento de custos para efetivação das obras.
A inauguração da ferrovia em Bebedouro ocorreu em 29 de dezembro de 1902, e foi noticiada pela imprensa nacional, inclusive pelo jornal “O Estado de São Paulo”, que publicou uma matéria na edição do dia seguinte.
De acordo com a reportagem, no dia da inauguração, às 5h45, partiu um trem especial da capital com os convidados da Cia. Paulista, formando uma comitiva que ocupou um carro de primeira-classe e um carro-salão. Além de Adolpho Augusto Pinto, Chefe do Escritório Central, e de diretores como Henrique dos Santos Dumont, havia altos funcionários da empresa, engenheiros, estudantes de engenharia e jornalistas, entre outros.
Durante o percurso, o comboio fez paradas nas estações de Jundiaí, Campinas, Cordeiro e Rio Claro, sendo que em cada uma delas embarcaram novos convidados. Tendo chegado às 10 horas nesta última, foi feita baldeação, quando todos ocuparam a composição que chegaria ao destino. O trem inaugural era composto por dois carros de primeira-classe, um carro de bagagem e um carro-salão, destinado à diretoria da Cia. Paulista e à imprensa, sendo que este carro estava ornamentado externamente com ramos de palmeira e bandeirolas.
Nas estações de São Carlos, Araraquara e Jaboticabal, grandes massas populares prestigiaram a passagem do comboio e em cada uma delas, dezenas de novos convidados se juntaram aos primeiros. A partida da última estação ocorreu às 15h30, sob a aclamação de todos os trabalhadores da construção e conservação da ferrovia.
Em Taiúva e Andes, que também inauguravam a passagem dos trilhos e suas estações, também houve grande afluxo dos moradores. Ao chegar finalmente ao ponto terminal da estrada de ferro, em Bebedouro, o trem foi recebido festivamente pela população, levantando vivas à Companhia Paulista e à sua diretoria.
Na estação que então era inaugurada, além do público em geral estavam os diretores da empresa, vereadores, juiz de direito, promotor público e outras autoridades e pessoas influentes da localidade.
O trem inaugural foi recebido com queima de várias girândolas de foguetes e após o desembarque, houve um grande desfile pela rua Prudente de Moraes, acompanhado por duas bandas de música e dos alunos das quatro escolas locais, que atiravam confetes sobre os visitantes.
Ao chegar ao hotel no Largo da Igreja Matriz, a comitiva foi recebida pelo intendente Dr. Manoel Collaço Brandão Veras, que deu as boas vindas aos hóspedes e ergueu vivas à Cia. Paulista, visitantes e ao povo de Bebedouro.
Em seguida, em nome da diretoria da Cia. Paulista, falou Dr. Adolpho Pinto, que agradeceu pelo acolhimento e levantou vivas ao povo de Bebedouro, à Câmara Municipal e ao progresso do estado de São Paulo.
Finalizando o momento solene, a menina Jenny, de oito ano, filha do coronel João Manoel, presidente do diretório político local, fez um discurso alusivo ao ato. Às 19h, teve início um banquete de cem talheres, oferecido à comitiva, seguido de um baile, promovido pela Câmara Municipal. Às 5h da manhã seguinte, a comitiva partiu de Bebedouro, chegando à capital no final da tarde.
A construção inaugurada naquela ocasião correspondia à primeira estação ferroviária, que assim como o primeiro armazém e a primeira vila ferroviária localizada à sua frente, possuía o estilo arquitetônico ferroviário inglês. Em 1910, a estação ferroviária foi ampliada, atendendo à crescente demanda da cidade que passava por grande desenvolvimento.
(Colaboração de José Pedro Toniosso, professor e historiador bebedourense www.bebedourohistoriaememoria.com.br)
Publicado na edição 10.778, sábado a terça-feira, 5 a 8 de agosto de 2023