Em pouco tempo, atletas amadores organizados formaram equipe que representa bem a cidade.
No começo do ano, um grupo de atletas que participavam dos grupos de ciclismo de Bebedouro, principalmente, o Pelotão Sem Rumo, resolveram criar equipe para entrar na maior competição do norte paulista da categoria: Campeonato Aliga MTB. Com marketing bem pensado de incentivar o consumo da laranja e bons patrocinadores, eles chegaram ao fim do ano com saldo para lá de positivo.
Assim nasceu o Bebedouro Bike Team, composto basicamente de amigos que gostavam de pedalar, mas em alta velocidade. São amigos, colegas de trabalho, casais, trabalhadores liberais, citricultores, executivos, advogados e estudantes. De adolescentes a mais experientes, todos têm conseguido pódios em quase todas etapas da competição. Longe do objetivo de conseguir dinheiro, o que transparece a motivação é superar os próprios limites.
Temos que ressaltar que ciclismo de competição não é modalidade esportiva com tradição em Bebedouro. Sempre tivemos times de futebol de campo, futsal, vôlei, basquete, handebol, tênis, boas equipes de atletismo e até xadrez, mas nunca tivemos renome nas duas rodas.
A lição a ser aprendida com integrantes do Bebedouro Bike Team é primeiro, a organização e planejamento. Há divisão de tarefas que vão desde monitoramento dos treinos e coordenação, até assessoria de comunicação. Por conta própria fazem a divulgação em redes sociais de cada medalha obtida por cada um dos atletas, para manter o espirito coletivo.
Talvez seja este exemplo a ser observado por todos os batalhadores do esporte: Organização, planejamento e busca de parcerias na iniciativa privada e divulgação de tudo o que é feito. O esporte sempre vai render notícias positivas para o município. Quem alia sua marca nunca sai decepcionado. Parabéns a todos integrantes da equipe. Que muitos sintam-se inspirados.
Publicado na edição nº 9504, dos dias 1º e 2 de outubro de 2013.