Parabéns aos campeões

0
430

Neste último final de semana conhecemos alguns dos campeões dos principais torneios europeus. Na Espanha, após 18 anos, o Atlético de Madri faturou a taça, ao empatar o jogo com o Barcelona, em pleno Camp Nou. Foi um jogo eletrizante, pois os dois times tinham chances de ser campeão, algo que não acontecia há muito tempo. O empate favorecia o time de Madri, e o placar de 1×1 acabou por selar o 10° título espanhol para o time dirigido por Diego Simeone, um dos responsáveis pelo excelente momento que o Atlético atravessa.
E os atleticanos ainda podem comemorar mais um título no próximo final de semana, quando no dia 24, em Lisboa, o Atlético de Madri disputará a final da Champions League com o Real Madrid. As dúvidas para esse jogão serão as condições físicas dos principais jogadores dos dois times, Diego Costa e Cristiano Ronaldo, que sentiram lesões nos jogos finais do campeonato espanhol.
Na França, por sua vez, não deu outra. Campeão com algumas rodadas de antecedência, o PSG venceu seu último jogo, festivo, com um gol de Lucas, entre outros, e levantou a taça que há muito tempo não conquistava, desde 1994. Os pesados investimentos feitos no time trouxeram resultado, e a esperança dos franceses é um time ainda mais forte para a disputa da Champions League na temporada 2014/2015. Nomes como Lavezzi, Ibrahimovic, Lucas e Cavani devem permanecer na equipe, e com certeza novos reforços virão. Fale-se do lateral direito Daniel Alves, que supostamente já estaria apalavrado com o clube francês, para ganhar mais um caminhão de dinheiro.
Lá pelos lados da Inglaterra, por sua vez, o Liverpool não conseguiu sagrar-se campeão, e deixou a honraria para o forte time do Manchester City. O time da terra dos Beatles tinha tudo para conseguir seu primeiro título na era moderna da Premier League, mas derrotas impensáveis na últimas rodadas acabaram com o sonho dos milhares de torcedores de Liverpool. Menos mal que conseguiram, ao menos, vaga para a disputada próxima Champions League.
Na terra dos patrícios, o Benfica, depois de três vices campeonatos, acabou levantando a taça de campeão, e consolidou-se como o maior campeão português de todos os tempos com 36 títulos nacionais, 5 a mais que o rival Porto e 14 a mais que o Sporting.
Na Alemanha, o Bayern de Munique levantou a taça de campeão pelo segundo ano consecutivo, superando seu principal rival na atualidade, Borussia Dortmund. Com 24 títulos nacionais, o time bávaro é o maior vencedor do campeonato alemão.
Por fim, na Itália, a Juventus sagrou-se tricampeã, incontestável, e agora soma 31 títulos, sendo o time que mais venceu o Scudetto. Em segundo lugar, muito atrás, vem a Internazionale de Milão, com 18 conquistas.

Publicado na edição nº 9695, dos dias 20 e 21 de maio de 2014.