Recado

0
1671
(Beatriz Fernandes)
(Carlos Eduardo Tortol)

Que veio dos céus, depois da chuva. Olhos sensíveis captaram a mensagem. A natureza
merece nossos aplausos todos os dias, basta ter olhos de ver e coração de sentir.

Enquanto isso…
O Instituto Credicitrus, sensível à cultura e seu papel na evolução da sociedade, investiu na reforma da casa da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, esta que é reconhecida pelo país afora e trouxe tanto encantamento aos bebedourenses em um Natal antes da pandemia, defronte à Igreja Matriz. Bons tempos e que não demorem muito a voltar.

(Arquivo Pessoal)

Aniversário
Dona Aparecida Madeira, viúva do inesquecível Paulo Madeira, comemorou seu aniversário aos lado dos filhos Bertinho e Paulinho. Saúde para dona Cida.

 

(Gazeta)

Palavras
Em uma das paredes do Hospital Regional Estadual, boas palavras são o incentivo a quem mais precisa. A hora é de aconchego.

Frase da Semana

“Não se podendo discutir a mensagem, o negócio é desmoralizar o mensageiro”.

Paulo Francis, jornalista, foi colunista da Folha de São Paulo e preso 4 vezes na ditadura militar, quando mudou-se para Nova Iorque, morreu em 1997.

Noturna
Ação noturna do Hemocentro da cidade coletou 37 bolsas de sangue, no plantão na noite da segunda-feira (22). As próximas coletas noturnas serão nos dias 8 e 22 de março, das 18h às 21h. Tudo isso, para ampliar os estoques e atender pacientes de Bebedouro e região.

Nova arma
Os funcionários da Vigilância Epidemiológica precisaram capacitar-se para aprender a aplicação e ambientação de novo inseticida (Fludora Fusion) para eliminar o Aedes aegypti, com treinamento ministrado pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Barretos. Esta nova arma química será utilizada em pontos estratégicos como ferros velhos, reciclagens e indústrias, onde não há circulação de pessoas, pois trata-se de um pó molhável com efeito residual, para eliminar o mosquito em sua fase adulta.

Antes da hora
Bebedouro reforça campanha de prevenção à gravidez na adolescência, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Promoção e Assistência Social, com o tema “Adolescência Primeiro, Gravidez depois: #TudoTemSeuTempo”.
A campanha está sendo veiculada pelos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Bebedouro, apoiados pelas ESFs (Estratégia de Saúde da Família) e pelo Conselho Tutelar, levando informação sobre medidas preventivas e educativas para evitar a gravidez na adolescência e suas consequências para a vida inteira, fora os riscos à saúde do bebê e da adolescente grávida.

Antes da hora 2
A vereadora Eliana Merchan (DEM), que participou da última sessão à distância, por vídeo, por suspeita de Covid, contou seu encontro com o gestor do Hospital Regional Estadual, Everton Zem, quando foi pedir pela instalação de uma sala para orações em louvor a Santa Filomena. Como chegou agora, acredito que a vereadora não tenha tido conhecimento de que a planta do Hospital contempla uma capela ecumênica. Com tantos problemas advindos da pandemia, já pensou se a moda pega e cada vereador se sentir impelido a pedir por seu santo de devoção? O foco é outro vereadora, precisamos que o Hospital Estadual receba os pacientes com Covid em suas necessidades relativas ao enfrentamento da doença. A capela ecumênica terá sua hora.

Antes da hora 3
E por falar em fora de hora, o pronunciamento do vereador Chanel (SD) também pode ser chamado de, no mínimo, imprudente, para ser educada, ao pedir flexibilização para realização de eventos, alegando que os profissionais do setor estão sem atividade há muito tempo, desde o começo da pandemia. Não poderia ser em hora mais errada, justo agora que o governo de SP decretou exatamente o contrário, restringindo o horário para circulação das pessoas até 23h, podendo voltar às ruas só às 5h da manhã seguinte. Bebedouro, por ter registrado seus piores números no assunto Covid, com muitas mortes, muitos contágios e muitos internados, foi até mais rígida. Só não vê quem só olha para o próprio umbigo.

Fora de hora
E falando em evento e aglomeração, muita gente foi às redes sociais reclamar da festa em condomínio fechado de Bebedouro, que recebeu convidado especial com direito a uma “canja”, mesmo sem seu companheiro de dupla. Estamos falando do cantor Bruno, sem o Marrone. A festa bombou, com convidados muito à vontade sem máscaras, conforme pode ser visto em vários vídeos postados nas redes. A gritaria da galera foi geral já que a festa aconteceu justamente na hora em que os casos de Covid-19 crescem, enchem os leitos dos hospitais e os números de mortes aumentam.

Estudando
A OAB através da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado e a Fundação Getúlio Vargas avaliam se haverá aplicação da prova aos examinandos, no dia 7 de março (um domingo), por causa do agravamento da pandemia do coronavírus no país e consequente adoção de medidas restritivas em várias regiões. Segundo a instituição, o objetivo é garantir a segurança plena tanto dos examinandos como dos profissionais envolvidos na aplicação da prova. Na próxima terça (2 de março), a coordenação fará comunicado oficial sobre a confirmação ou não da 1ª fase do Exame da Ordem.

Para a cultura
A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto recebeu R$ 60 mil do Instituto Credicitrus, para contribuir com a reforma da sua sede histórica, na vizinha cidade. Esta reforma compreende uma seção especial para o arquivo histórico da OSRP, rampas de acesso para pessoas com deficiência, pintura e renovação da fachada, troca do piso do salão principal de ensaios, troca do forro, iluminação, ar condicionado, acabamentos nas paredes, sistema de escoamento das águas pluviais e novos banheiros na entrada do prédio.

Pela cultura
As obras, iniciadas em fevereiro de 2020, foram interrompidas por conta da pandemia da Covid-19 e foram reiniciadas no final do ano passado, cuja conclusão está se dando agora, em fevereiro de 2021. Segundo a OSRP, a sede torna-se não só um local de ensaios, mas um verdadeiro centro cultural em Ribeirão Preto, aberto à comunidade para atividades

Publicado na edição 10.558, de 27 de fevereiro a 02 de março de 2021.