Término de temporada

0
278

O Campeonato Brasileiro chegou ao fim, com o título de campeão consolidado ao Cruzeiro, as vagas diretas para a Libertadores para Cruzeiro, São Paulo, Internacional e Atlético Mineiro, e a vaga na repescagem da Libertadores para o Corinthians. Os rebaixados foram definidos (Botafogo RJ, Criciúma, Bahia e Vitória) e estamos agora na inter temporada, período de férias dos jogadores e de grande movimentação no mercado da bola. Os clubes estão acertando com novos treinadores para 2015, fazendo contratações de reforços e devolvendo jogadores que até então estavam emprestados. Tudo como sempre acontece em todos os anos.
Contudo, com o término desse Brasileirão com cara de brasileirinho, vale aqui uma reflexão sobre o baixo nível técnico do torneio nesse ano. Claro que sem desmerecer o mais do que justo título do Cruzeiro, a qualidade dos jogos nesse ano foram bem ruins, com poucos jogos que valham a pena serem lembrados. Nessa temporada tivemos muitos erros de arbitragem, polêmicas com novas determinações de bola na mão e mão na bola e uma série de erros e acertos que beneficiaram e prejudicaram os times. A subjetividade das decisões dos árbitros foi algo de irritar qualquer torcedor, pois em um jogo marcou-se tal evento e em outro, em lance idêntico, nada foi apitado. Foi, no meu ponto de vista, um campeonato bem medíocre.
E para corroborar isso, é só ver com quantos pontos o medonho time do Palmeiras conseguiu safar-se da degola – míseros 40 pontos, quatro a menos do que o número necessário nos últimos anos para que os clubes não fossem rebaixados. Obviamente que não existe um número fixo, que não pode ser mudado, mas o tanto de pontos que o Palmeiras alcançou, em qualquer edição dos campeonatos anteriores, levaria o time para a série B, e isso somente demonstra que a competição realmente teve um nível muito inferior em comparação aos últimos anos.
Os clubes estão se movimentando, e a esperança é que em 2015 o Campeonato Brasileiro possa ser mais vistoso, pois confesso que em determinados jogos eu preferia assistir aos jogos do campeonato espanhol ou do inglês a assistir às lambanças dos jogos aqui realizados.
No começo do ano de 2015 os jogadores se apresentam aos seus clubes, com o início das pré temporadas, e logo no dia 31 de janeiro já teremos o pontapé inaugural do campeonato paulista. Vamos ficar na torcida para que no ano que vem possamos assistir a grandes jogos, daqueles que valem a pena perdermos duas horas para torcer, falar mal, gorar ou de alguma forma se manifestar perante uma boa partida do esporte mais popular do país.
A todos os leitores, desejo um ótimo Natal, e um próspero ano de 2015, contando sempre com a participação de vocês na leitura dessa humilde coluna.

Publicado na edição nº 9785, dos dias 16 e 17 de dezembro de 2014.