Simplesmente lamentáveis as cenas vistas no último domingo, no importante jogo entre Atlético-PR e Vasco, que definiu a queda do time carioca para a série B e a confirmação do time paranaense na Libertadores da América em 2014. As cenas de selvageria, muito fortes, chegaram a deixar em segundo plano o descenso dos dois cariocas (Vasco e Fluminense) e o recém realizado sorteio dos grupos da Copa do Mundo. Foi tiro de um lado, e queda de outro.
Inconcebível que em um jogo com esse grau de periculosidade não houvesse policiamento interno. Inconcebível que bandidos e vagabundos, sob a alcunha de torcedores, ainda possam frequentar nossos estádios de futebol. Inconcebível que o Poder Público ainda não tenha tomado providências para dar mais segurança para os que realmente torcem por seus times. E por fim, inconcebível que nossa justiça seja tão precária a ponto de não conseguir punir esses vândalos que insistem em badernar nos estádios.
A primeira providência é prender os vagabundos que tumultuam os jogos. Eles podem ser facilmente identificados por meio das imagens das televisões, e as próprias torcidas organizadas deveriam perseguir e entregar esses marginais. Deve haver um controle para que esses imbecis se apresentem em delegacias nos dias de jogos, e assim não possam ir para os estádios para caçar confusão, frustrando famílias que ainda vão aos estádios com seus filhos, netos, etc.
Sei que é um pensamento um tanto quanto radical, mas penso comigo que esses pilantras que só brigam em estádios deveriam ser confinados em um lugar fechado, todos eles, de todos os times, munidos de pedaços de pau, ferro, bombas, bazucas, tacapes, rifles e o que mais for necessário. Deixe que briguem incessantemente entre si, até sobrarem poucos vivos de pé. Esses sobreviventes, então, deveriam ser levados direto para a cadeia. Talvez esse fosse um modo de por fim aos cretinos que insistem em brigar nos estádios.
Enfim… lamentáveis as cenas de barbárie vistas e mais lamentável ainda é saber que em pouco mais de 06 meses o Brasil vai sediar uma Copa do Mundo, e ainda somos obrigados a exportar imagens como essas para todos os países do mundo.
Com a última rodada do Brasileirão ficaram definidos os times da Libertadores e os rebaixados. Vasco, Fluminense, Ponte Preta e Náutico percorrerão o calvário da série B, enquanto Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR, Flamengo e Atlético-MG já estão garantidos no torneio sul americano em 2014. Ainda resta mais uma vaga para a Libertadores, que em um primeiro momento está com o Botafogo do Rio, mas caso a Ponte Preta vença a Copa Sul Americana, então a vaga irá para o time campineiro.
Publicado na edição nº 9633 dos dias 10 e 11 de dezembro de 2013.