Tri Campeão Brasileiro!!

0
203

Em homenagem ao virtual campeão brasileiro, hoje faremos um retrospecto da história do Cruzeiro Esporte Clube, que teve seu início como Palestra Itália.
O Cruzeiro foi fundado no dia 2 de janeiro de 1921, por desportistas da colônia italiana de Belo Horizonte, com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália. As cores adotadas, como não poderia deixar de ser, foram as mesmas da bandeira italiana: verde, vermelho e branco.
O primeiro uniforme do clube foi composto por camisa verde, calção branco e meias vermelhas. O clube foi restrito apenas a participação de elementos da colônia até o ano de 1925, quando foi retirada do estatuto do clube uma cláusula que impedia a inscrição de atletas e associados que não fossem de origem italiana.
A primeira conquista significativa oficial e reconhecida do Palestra é o tricampeonato mineiro entre 1928 e 1930, sendo os dois últimos de forma invicta. O crescimento do time na cidade força as outras grandes equipes da época a se organizarem e em 1933 criam a primeira liga profissional do estado, a Associação Mineira de Esportes.
Finalmente, em 1925, prevaleceu a vontade da maioria dos associados do clube que gostariam de ver o Palestra como um grande clube, com a extinção da cláusula dos estatutos que impedia a participação de atletas de outras nacionalidades. Outra modificação feita foi o aportuguesamento do nome do clube que passou a se chamar Sociedade Sportiva Palestra Italia.
Em 1936, alguns dirigentes e ex-atletas lideraram um movimento de nacionalização do Palestra que levou o nome de Ala Renovadora. A intenção do grupo era mudar o nome do clube que já havia deixado de ser uma associação exclusiva da colônia italiana e por isso não havia mais sentido em se usar o nome Itália. A ideia sofreu resistências mas acabou ganhando aliados.
Em 30 de janeiro de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, o Presidente Getúlio Vargas, por meio de um Decreto-Lei, determinou a proibição do uso de termos e denominações referentes as nações inimigas, e no dia no dia 7 de outubro de 1942, em um nova assembleia, foi aprovado o nome do clube que permanece até hoje: Cruzeiro Esporte Clube, uma homenagem ao símbolo maior da pátria, a constelação do Cruzeiro do Sul, e que foi sugerida pelo ex-presidente do clube Oswaldo Pinto Coelho. O time ainda utilizaria o nome Palestra durante todo o final de 1942, pois a burocracia da Federação de Futebol só aprovou os novos estatutos no início de 1943.
O Cruzeiro é bicampeão da Taça Libertadores da América (1976 e 1997) e tetra campeão da Copa do Brasil (1993, 1996, 2000 e 2003), além de inúmeros outros títulos importantes que ajudaram a construir esse grande clube da história do futebol Brasileiro.
Fonte Wikipédia

Publicado na edição nº 9622, dos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2013.