Clube de Compras Dallas

0
389

Filme concorrente ao Oscar 2014, mostra a queda de braço entre pacientes e indústrias farmacêuticas.

Um dos azarões na corrida do Oscar 2014, na categoria melhor filme é ‘Clube de Compras Dallas’, a história de um portador de HIV, interpretado pelo ator Matthew McConaughey, que inicia o comércio de coquetel de remédios de preservação da vida dos doentes, que até então, eram proibidos nos Estados Unidos.
Baseado em história real, o filme começa no final dos anos 80, época do boom da Aids e o pânico geral, com a morte certa dos portadores. Assistindo ao filme, recordo-me de minhas primeiras entrevistas com a médica infectologista Iara Ramalho Luz, uma das pioneiras na região, na luta preventiva contra a doença.
Por interesses financeiros, a indústria farmacêutica atrasou a liberação de remédios, porque a fabricante do AZT ganhando bilhões pelo mundo todo, disponibilizava dosagem inadequada do remédio.
O personagem de Matthew não é nenhum santo. É um vaqueiro garanhão, bissexual enrustido e grande trambiqueiro. Tem preconceito contra homossexuais, mas no fim da história, torna-se sócio de um transexual interpretado pelo quase irreconhecível Jared Leto, e muita gente vai perceber que a opção do ator/galã Mateus Solano vivenciar um gay não é coisa nova.
Inclusive em Bebedouro, havia portadores de HIV que contrabandeavam o coquetel. Quantas vidas não se perderam até que o Ministério da Saúde, coordenado na época por José Serra (quem diria), peitasse as multinacionais e ordenasse a quebra de patentes. Decisão política arriscada e correta, porque salvou milhares de vida.
Felizmente, 30 anos depois do surgimento da Aids, há farta distribuição do coquetel, mas isto não tira a obrigação da prevenção. Vivemos risco de nova epidemia, porque os jovens que não passaram por aquele clima do início dos anos 80, voltaram à vida do sexo sem proteção. Antes ‘Sexo, Drogas e Rock And Roll’, agora é a vez de ‘Sexo, Crack e Funk’. E por mais que estejamos próximos em pesquisas, a cura ainda não chegou.

Publicado na edição nº 9657, dos dias 11 e 12 de fevereiro de 2014.