Começa a temporada das coligações

0
411

Negociações feitas nos bastidores decidirão o futuro de um governo.

 

Foi dada a largada no domingo, da safra das convenções partidárias para escolha das chapas de vereadores, prefeito e vice. Nas próximas duas semanas, até 30 de junho, será a temporada das reuniões de bastidores quando serão negociados de tudo um pouco com os candidatos a prefeito e seus assessores.
Sempre que um político perde as eleições, a reflexão é feita sobre o que deu errado na campanha política. Mas a causa está nos acordos feitos para criar a coligação.
O atual prefeito foi eleito com uma coletânea de partidos políticos. Todo mundo sabe das dificuldades que teve para conciliar os interesses. E foram justamente seus ex-aliados que municiaram a imprensa e até o Ministério Público com supostas irregularidades.
Refletir sobre o que aconteceu com os últimos prefeitos é lição primordial para todos os pré-candidatos. Inclusive para não aceitar partidos criados apenas para negociar cargos. Quem negocia coligação na base do fisiologismo costuma vender até a mãe por interesses.
O ideal é fazer uma coligação com partidos com afinidade ideológica e aguardar a eleição das cadeiras na Câmara. Não é segredo para ninguém que em todas as instâncias da política, que a maioria no parlamento é conseguida na base dos acordos.
Há como governar sem fazer acordo com partidos. Mas faltam políticos com capacidade e coragem para fazer isto.

 

(Colaboração de Marco Antônio dos Santos, jornalista).

 

Publicado na edição n° 9414, dos dias dias 19 e 20 de junho de 2012.