Terra das gambiarras

0
389

Por falta de fiscalização muita gente inventa que sabe fazer uma coisa, o que prejudica os verdadeiros profissionais.

Conheço uma microempresária Paulinha Ramos que comercializa lanches naturais. Antes de entrar para este setor, ela graduou-se em técnica em Nutrição e Dietética, pelo Senac de Bebedouro. Diga-se de passagem, um ótimo curso que dá bagagem técnica para trabalhar com alimentos. Preocupada, faz cada um dos seus lanches com rigor às normas da Vigilância Sanitária, escolhe pessoalmente os ingredientes de melhor qualidade e ainda informa na etiqueta qual a quantidade de calorias de cada um.
Porém, há gente que anda vendendo pão com tomate, alface, presunto e mozzarella com o nome de lanche natural. Não há informação sobre calorias e quem faz, nem passou pela calçada do Senac.
Com esta história dá para exemplificar o que acontece em outros setores, em Bebedouro. Dá para contar nos dedos, os formados em Jornalismo, o que se vê é um mundaréu de jornais e pessoas se passando por repórteres. A bagunça é tamanha e as principais vítimas são os promotores de eventos ou coletivas. Qualquer um, com uma câmera digital em punho, veste uma camisa estampada nas costas, imprensa.
Há de se fazer exceções como o âncora da TV Bandeirantes, Boris Casoy, e alguns profissionais de Bebedouro, principalmente nas emissoras de rádio que, de maneira diversa, são sim, radialistas. E detalhe: estes não dão carteirada para entrar nos lugares e sempre estão em busca da notícia, seja qual for a hora. Inclusive, eu fui um destes profissionais por muitos anos, e só depois de muita luta, consegui concluir minha faculdade.
Por enquanto, ninguém passou mal com os supostos lanches naturais, mas já houve danos com os jornalistas de fachada. Alimentação e informação são coisas sérias.
Ah…os lanches da técnica em Nutrição podem ser encomendados pelos telefones 3342 – 8319 ou 9708 0028. E para um órgão de comunicação é bom checar no expediente e ver se tem endereço fixo e jornalista responsável de verdade. Caso contrário, é gambiarra.

Publicado na edição nº 9580, dos dias 6 e 7 de agosto de 2013.